11 outubro 2006

Day tree em Português "dia da árvore" ou "dei trés", á noite :)

Não o verdadeiro título é

Kites, Papagaios

Bem muita gente tá farta de me ouvir falar em kites .. mas q? é isso?
Bem kites, é uma palavra inglesa para dizer, papagaios (sem penas), sim desses que costumavamos fazer em garotos, de papel e canas.
Podia dizer Cerf Volant (Francês), Cometas (Espanhol), Pipas (Brasileiro), mas como em muitas outras coisa na nossa vida, foi convencionado, pela gíria, não me perguntem quem é a "Gíria", dizer Kite.
E hoje em dia os Kites de papel e canas que fazíamos, para mim evoluíram para um outro nível.
Existem agora na minha cabeça Kites acrobáticos, Kites estáticos, Traction kites.
E mais uma vez pensam vocês, osq?
Bem Acrobáticos, são aqueles de duas linhas triangulares que muito comumente se vê por essas praias fora no verão, sim mas não é só isso, existe todo um desporto em volta deles, desconhecido do público em geral.
E que é praticado não pelos que veêm na praia a tentar acertar na cabeça dos outros.
Os Estáticos, sim esses parecidos ou iguais, aos que fazíamos em criança. Mas também não é só isso, pois existem muitas variantes, Rokakus, Figthers ....
Tracção, adrenalina pura, tractores, como quiserem, mas servem básicamente para isso, puxar um gajo até que caia e fique sem pele (em diversos sítios que possam imaginar:) )
Guiados por barras ou pegadeiras, é a estes que eu estou mais ligado. Possibilitam a prática de vários desportos, todos eles começados por Kite ... porque será ?
Desde o Kitesurf, Kitemountainboard (sim é o encontro do post anterior), Kitebugy... bem pensem numa coisa e ponham a palavra kite atrás e é isso descobriram um novo desporto com kite.

Mas este gajo veio só cá pra isto?? Não, hoje tava a ler, e como sei que todos bocês (desculpem, foram as más companhias da UBI) ... vocês, são seres de inteligência superior e gostam sempre de um bom artigo ciêntifico ... e aqui está http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.wired.com%2Fnews%2Ftechnology%2F0%2C71908-0.html%3Ftw%3Drss.index&langpair=en%7Cpt&hl=en&ie=UTF8
Porra não consegui pôr só um título, têm de gramar mesmo com o link todo, e já traduzido e tudo :)
Continuando, como puderam todos ler, sei que leram até ao fim, eu faço só o resumo.
è um artigo sobre aproveitamento da força éolica, através da utilização de "kites" papagaios, e com um complicado sistema electrónico que guia os kites.
E como todos já sabem, já vem de longe esta exploração do kites por parte da humanidade, existe uma teoria de que foi assim que os Egipcios conseguiram levantar tanto peso. Eu cá tenho outra teoria :), mas fica pra outro dia..
Bem quero começar a agradecer, sim mas só aqueles que cheram a esta parte, e leram tudo.
E dizer que como podem ver isto dos Kites não é bem uma brincadeira de garotos .. se bem que eu não sou o melhor exemplo.
Se houver interessados, é só dizerem que eu explano melhor a parte dos kites e publico aqui outro tipo de utilizações que andam por esse mundo fora a dar aos nossos queridos PAPAGAIOS, e que tão boas recordações de infância (ontem) nos trazem.
Inté

3 comentários:

Rucas disse...

Muito bem,tás um expert na matéria e agora queres contaminar a malta com o vício dos papagaios, rssss, pelo menos o mê home já ficou como bichinho :)

Olha lá as más companhias era para quem?? Devias tar a falar nos profs né??? :)

Continua a manter-nos informados

Beijinhos

Cathy disse...

confesso: tenho um bocadinho de receio quando ando na praia e o pessoal anda a fazer acrobacias dessas... tenho medo que percam o controle... e levamos com aquela cena na cabeça... ou noutro sítio pior...

quanto ao fim de semana, se precisares de lá ficar... os meus pais foram lá passar uns dias a peniche, mas ficaram na vila de "Ferrel" onde os quartos eram bem mais baratos que em Peniche... e é bem pertinho... se precisares já sabes..

R.Carvalho disse...

Eu sei que mete medo, e é de ter pois nem imaginas o estrago que podem fazer, ainda pra mais esses papagaios mais comuns têm varetas de carbono, o suficiente pra abrir a cachola .. mas só tens que os mandar para, estás no teu direito, e eles fora da lei, pois não é permitido na época balnear andar com os ditos cujos em praias concecionadas... mas os que o fazem não são os verdadeiros papagaistas :)
Ah.. obrigado pela dica